Início » Noticia » Servidores da AGE são imunizados contra o sarampo

Servidores da AGE são imunizados contra o sarampo

A vacina é importante para conter o avanço da doença no Estado, que no ano passado infectou mais de 5 mil pessoas.

Uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) esteve no prédio da Auditoria Geral do Estado (AGE) para vacinar servidores, estagiários e terceirizados do órgão contra o sarampo, na manhã desta quarta-feira, 20. A vacina tríplice viral também protege contra outras duas doenças graves: caxumba e rubéola. 
 
O auditor de finanças e controle, Marcelo Paredes, foi um dos primeiros a se imunizar. “É importante ressaltar a iniciativa do Governo, neste momento de pandemia, em proporcionar a possibilidade de fortalecer o sistema imunológico dos servidores públicos com objetivo de assegurar nossa saúde e garantir que não haja interrupção na prestação de serviços à população”, comentou o servidor.
 
De acordo com a Sespa, somente no passado, 5.376 casos de sarampo foram registrados no Pará. A enfermeira Jennifer Aires, que coordenou a ação de imunização na Auditoria Geral, reforçou a importância da vacinação. “É importante vacinar a população devido ao surto que há no Estado do Pará. O nosso público alvo são crianças de 06 meses até 5 anos e adultos de 20 a 49 anos. A vacina está disponível nos postos de saúde do município”, explicou. 
 
“É importante a vacinação para fortalecer o sistema imunológico, especialmente nesta época do ano, quando a chegada do período chuvoso faz circular diversas espécies de vírus. Infelizmente, o sarampo voltou a ser uma realidade entre nós e a imunização é a forma mais eficaz de combatê-lo”, reforçou o Auditor Geral do Estado, Rubens Leão. 
Contágio: a transmissão do sarampo ocorre quando a pessoa infectada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas, e tem início até seis dias antes do surgimento do exantema (manchas vermelhas na pele).
 
Qualquer pessoa está suscetível ao vírus e a única forma de prevenção é a vacina. Os principais sinais e sintomas do sarampo são febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas na pele.
 
A vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola está disponível nos postos de saúde dos municípios. Em caso de sintomas a pessoa deve buscar auxílio médico imediatamente.