Início >> Noticia >> III Encontro do Fórum Estadual das Ouvidorias Públicas do Pará

III Encontro do Fórum Estadual das Ouvidorias Públicas do Pará

Ocorreu no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de março, o III Encontro do Fórum Estadual das Ouvidorias do Pará, mais conhecido como OUVEPARÁ, que teve como tema A Ouvidoria como ferramenta de participação, gestão, fiscalização e controle social. O fórum é voltado para a articulação, cooperação e planejamento coletivo de assuntos de interesse das ouvidorias. Atua como um espaço de fortalecimento das ouvidorias no Estado do Pará visando à melhoria dos serviços prestados à sociedade.

O OUVEPARÁ é um Fórum Estadual de Ouvidorias, uma entidade democrática, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo mobilizar as ouvidorias públicas que agrega 47 órgãos públicos sediados no Estado, entre federais, estaduais e municipais, dentro do território do Estado do Pará, articulando novas propostas e políticas voltadas aos interesses da população, além de proporcionar troca de experiências das Unidades já implantadas e de fomentar a criação de novas Unidades. Fazem parte da coordenação do OUVEPARÁ as ouvidorias da SESPA, TCM-PA, SEFA, TCE-PA, ARCON, JUCEPA e Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

Na solenidade de abertura do Fórum (27/03), a mesa dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: Presidente do TCM-PA, Conselheiro Daniel Lavareda; a Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima; o Ouvidor do TCM-PA, Conselheiro Aloísio Chaves; o Ouvidor Geral da União, Gilberto Waller Júnior; o Auditor Geral do Estado, Roberto Paulo Amoras; a Ouvidora Geral da Sespa, Andrea Nunes da Costa; e Leonardo de Almeida Dias, Diretor Geral do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS do Ministério da Saúde. Em seguida foram apresentados os seguintes temas: Apresentação da Lei nº 13.460/2017 e a garantia do sigilo e anonimato nos processos de trabalho das ouvidorias públicas (Gilberto Waller Júnior – ouvidor Geral - CGU); A Ouvidoria Geral Da União e o Sistema E-Ouve (Débora Queiroz Afonso Coordenadora geral de atendimento ao cidadão - CGU); Orientações sobre a organização das Cartas de Serviços aos Usuários do Serviço Público (Lígia do Carmo Souza Garcia - REDE VIVA); Processos de trabalho da Ouvidoria Geral do SUS e o Sistema OuvidorSUS (Leonardo de Almeida Dias – Diretor do DOGES/MS).

No segundo dia prosseguiu o evento com a palestra: ‘Ações do Tribunal de Contas dos Municípios para a aplicação da Lei da transparência no Estado do Pará’, ministrada pelo Presidente do TCM-PA, Conselheiro Luís Daniel Lavareda Reis Júnior. Em seguida o Auditor Geral do Estado, Roberto Amoras, proferiu a palestra sobre A Lei de Acesso à Informação N° 12.527/2011 e o Sistema de Informação ao Cidadão – SIC.PA. e destacou a importância e responsabilidade que cada órgão tem para a avaliação e resultados da transparência do Poder Executivo Estadual como um todo. Posteriormente, o Fórum deu continuidade com as demais apresentações: A ouvidoria como instrumento de transparência e prevenção da corrupção nos serviços públicos (Marcelo Morais de Paula - CGU/Belém); A transparência Pública sob o olhar dos observatórios sociais (Ivan Silveira da Costa – Observatório Social - Belém); A ouvidoria como instrumento de gestão no HEMOPA (Silvânia Assunção); A ouvidoria como instrumento de gestão na UFRA (Joelden Rocha); A ouvidoria como instrumento de gestão no SIEDS (Anna Lins); A ouvidoria como instrumento de gestão na Secretaria Municipal de Saúde de Benevides (Karla Cartagenes); A ouvidoria como instrumento de gestão na 13º CRS/SESPA/Cametá (Denize Damasceno).