Início >> Noticia >> Controle interno é tema de reunião em Santarém
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Controle interno é tema de reunião em Santarém

 

Durante a reunião o auditor geral do estado do Pará, Roberto Paulo Amoras reforçou os mecanismos de controle interno praticados no estado e ressaltou a importância da utilização de procedimentos para que essa nova estrutura administrativa, implantada em 25 de janeiro deste ano, exerça sua atividade com mais segurança e propriedade. (Foto: Samuel Alvarenga / Secom)

 

O auditor geral do estado do Pará, Roberto Paulo Amoras, participou de reunião, nesta terça feira (29), na sede do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, no município de Santarém. Na ocasião, o auditor reforçou os mecanismos de controle interno praticados no estado e ressaltou a importância da utilização de procedimentos para que essa nova estrutura administrativa, implantada em 25 de janeiro deste ano, exerça sua atividade com mais segurança e propriedade.

"O Centro Regional de Governo tem um objetivo muito claro: ser o grande articulador e promotor das políticas públicas regionalmente. Então, sua estruturação é recente, estamos com pouco mais de 100 dias e, portanto, os procedimentos dinamizados aqui são novos e a nossa intenção, a convite do secretário Olavo, é tentar de uma forma mais ágil possível estabelecer mecanismos de controle que serão importantes para que o Centro Regional possa exercer de uma forma mais segura suas atividades", explicou o auditor.

Disposto na atual estrutura administrativa do Executivo Estadual, por meio da Lei nº 8.096, de 1º de janeiro de 2015, e instalado no município de Santarém, via Decreto nº 1.971, de 25 de janeiro de 2018, assinado pelo governador Simão Jatene, o Centro de Governo do Baixo Amazonas possui dotação orçamentária vinculada, temporariamente, à Casa Civil do Estado. Por esse motivo é importante, de acordo com o auditor geral, que toda a equipe esteja atenta para adotar procedimentos corretos, de acordo com o que os preconizam as normas de controle interno, por meio da Lei Estadual n° 6.176, de 29 de dezembro de 1998, que institui o Sistema de Controle Interno, cria a Auditoria-Geral do Estado no âmbito do Poder Executivo e dá outras providências.

"São procedimentos internos que buscam assessorar o gestor para que ele faça o melhor trabalho possível, dentro de um padrão e em conformidade com as normas legais. Nós ficamos felizes com os resultados que foram apresentados. Eles são muito incentivadores e, realmente, representam um avanço significativo da atuação governamental na região e isso se deve pelo trabalho que vem sendo realizado pelo secretário Olavo e toda sua equipe", destaca Roberto Paulo Amoras.

 

Participaram da reunião o secretário regional de Governo, Olavo das Neves, os coordenadores: Zuíla Wanghon (Assistência Social); Irene Escher (Educação); Osmarina Pires (Saúde); Rodrigo Branco (Infraestrutura e Logística); Gustavo Hamoy (Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção) e Gilberto Aguiar (Segurança Pública), além do servidores Roseane Andrade da Silva (técnica em Gestão Pública); Samuel da Silva Alvarenga (Assessor de Comunicação); Endell Santana (Assessor Especial) e Sandra Camargo (Chefe de Gabinete).