Início » Noticia » AGE e TCMPA articulam parceria para aprimorar fiscalização de recursos públicos
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

AGE e TCMPA articulam parceria para aprimorar fiscalização de recursos públicos

 

Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) disponibiliza ferramenta automatizada de controle externo para Auditoria Geral do Estado (AGE).

 

Nesta terça-feira (15), o auditor adjunto da Auditoria Geral do Estado (AGE), Franney de Oliveira, e o analista de sistema Roberto Mendes estiveram reunidos com o Núcleo de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará para conhecer a ferramenta automatizada de controle externo que o TCM desenvolveu para ajudar a equipe técnica do próprio Tribunal na fiscalização da gestão dos recursos públicos. 

Durante a reunião, realizada na sede do TCMPA, a equipe do Núcleo de Informações Estratégicas apresentou à AGE o robô Argus, como foi nomeado o sistema que auxilia na fiscalização da gestão dos recursos públicos para a verificar informações do Mural de Licitações do Tribunal, onde prefeituras, câmaras de vereadores e órgãos da administração pública municipal direta e indireta são obrigados legalmente a publicar, em tempo real, por meio eletrônico, dados sobre licitações, contratos, convênios e subvenções, obras públicas e folhas de pagamento, como parte integrante da prestação de contas.

Em breve, um Termo de Cooperação Técnica será assinado entre a Auditoria Geral do Estado e o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará para que a AGE possa utilizar o software para otimizar o trabalho das gerências jurídicas e de auditoria na fiscalização das publicações no Diário Oficial do Estado (DOE). A ferramenta ajudará na análise dos processos licitatórios dos gastos públicos do Estado. “Essa plataforma vai otimizar todos os processos e dar mais capacidade de realização dos trabalhos das áreas envolvidas”, ressaltou o auditor adjunto, Franney de Oliveira. 

 

Texto: Lucila Pereira (Ascom AGE)