Início >> Noticia >> AGE conclui que Hospital Regional do Tapajós ainda precisa de adequações

AGE conclui que Hospital Regional do Tapajós ainda precisa de adequações

A Auditoria Geral do Estado concluiu mais uma etapa do processo de investigação preliminar, instaurado para apurar irregularidades, na execução das obras de cinco unidades hospitalares no Pará. O Hospital Regional do Tapajós em Itaituba, sudoeste paraense, foi alvo de uma visita técnica nesta terça-feira (12).

A equipe da AGE comprovou que mesmo estando perto da finalização, a obra ainda necessita de adequações. Os equipamentos de apoio técnico e logístico que vão garantir o funcionamento de setores como lavanderia, cozinha e central de esterilização, ainda nem puderam ser instalados.

" A construtora não recebeu as especificações dos equipamentos que foram comprados pelo estado. E por isso não pôde iniciar a instalação. Atraso que podia ter sido evitado pela antiga gestão, com uma simples troca de informações" disse Renata Carvalho, gerente de projetos e obras da AGE.

A construtora atribuiu a falta de pagamento, o atraso na execução do serviço. O projeto inicial previa 540 dias de trabalho e o contrato já está vigente há quase dois mil dias. Prejuízo em tempo e dinheiro público. O Hospital Regional do Tapajós foi orçado em 122 milhões de reais e os gastos já ultrapassam a casa dos148 milhões de reais.
Na lista da investigação preliminar da Auditoria Geral do Estado, também estão o Regional de Castanhal, o Abelardo Santos, em Icoaraci, o hospital do Caetés em Capanema e o Santa Rosa em Abaetetuba. Esse deve ser o próximo a receber a visita da AGE.

" Já estamos na reta final de análise. Os contratos já foram quase todos auditados e as visitas técnicas são para confrontar dados e fatos. Nas próximas semanas já teremos um parecer final.  Onde vamos conhecer a dimensão da consequência da falta de gestão do governo no passado" garantiu Giussepp Mendes, auditor geral do estado.