Início » Noticia » AGE busca parceria para intensificar o combate à corrupção.
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

AGE busca parceria para intensificar o combate à corrupção.

Uma reunião na manhã de segunda-feira (9/12), data em que foi celebrado o Dia Internacional Contra à Corrupção, alinhou as primeiras tratativas entre a Auditoria Geral do Estado (AGE) e a Finlândia, país considerado por duas vezes consecutivas pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o de maior efetividade no trabalho de  combate à corrupção.

O encontro, na sede do consulado em Belém, foi o início de uma importante parceria que, além de garantir a aproximação dos órgãos, também  viabiliza a celebração de convênios que possibilitarão à AGE aumentar o fluxo de ações de prevenção e combate à improbidade administrativa. 

"Tivemos uma excelente recepção no consulado,  o que nos incentiva a prosseguir e intensificar as atividades de fiscalização, que já trouxeram bons resultados à administração pública. A Finlândia é uma importante referência mundial no trabalho preventivo. Nossa expectativa é ter o consulado desse país como aliado na busca por recursos para a implementação de novas ações anticorrupção", disse o auditor-geral, Giussepp Mendes.

O cônsul João Augusto Rodrigues parabenizou a iniciativa do governo do Estado, através da AGE, por buscar apoiadores para garantir as boas práticas necessárias para o uso correto do dinheiro público. 

"Aprender mais sobre a história da Finlândia e os fatores que contribuíram para seu desenvolvimento oferece algumas lições úteis. Embora não sejam os únicos requisitos essenciais para o sucesso na luta contra a corrupção em outros países, e embora cada país siga seu próprio caminho com base em suas próprias circunstâncias, sentimos que a experiência finlandesa tem algo a oferecer para o Brasil e para o mundo“, disse o cônsul.

O primeiro grande passo dessa intenção é a disponibilidade dos agentes públicos para pesquisar soluções para o problema da corrupção, uma iniciativa que o Governo do Estado do Pará, através da Auditoria Geral do Estado, já vem demonstrado ao buscar, através do Consulado da Finlândia no Pará, estabelecer parceria com os órgãos públicos finlandeses para troca de experiências e intercambio educacional.